BIOIMPEDÂNCIA
O exame de bioimpedância gera resultados que permitem avaliar a composição corporal com base na quantidade aproximada de músculos, ossos e gorduras do corpo. Os resultados ajudam no diagnóstico de fatores de risco nutricional, a fim de possibilitar a prevenção de doenças.
Para o que serve e como funciona o exame de bioimpedância?
O paciente sobe em cima da balança, ficando imóvel por 10 minutos, as placas de metal conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo. Levando em consideração que a água é o único elemento do nosso corpo que possui eletricidade, pode-se medir sua impedância.
O resultado da impedância possibilita identificar não só o volume exato de água existente no organismo, como também calcular com exatidão a quantidade de músculos, gorduras e, inclusive, as calorias que o corpo queima ao longo do dia, com base em idade, altura, sexo e atividades físicas.
Para os pacientes que serão submetidos à cirurgia bariátrica, realizar o exame de bioimpedância antes do procedimento é pré-requisito, e tem o objetivo de medir a massa corpórea. Depois do processo cirúrgico, a realização periódica da avaliação também se faz necessária.
A Dra. Tatiana Schreiber oferece o exame de bioimpedância no consultório para o conforto do paciente, podendo ser realizado no dia da consulta. O resultado sai na mesma hora.
Preparação e orientações para o exame de bioimpedância
-
Usar roupas leves e sem metais (zíper e botões metálicos)
-
Retirar brincos, pulseiras, correntes e relógios
-
Jejum de 2 horas
-
Esvaziar a bexiga antes do exame
-
Não realizar durante o período menstrual
-
Não ingerir bebidas alcoólicas 8h antes
-
Não fazer exercícios vigorosos no dia do exame.
-
Não podem realizar o exame: Gestantes, portadores de marca-passo, portadores de placas metálicas