Desordens da tireoide
Tireoide e sua função
A tireoide é uma glândula endócrina para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina), estimulam o metabolismo, formando um conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo.
Hipotiroidismo
Caracteriza-se pela baixa ou nenhuma produção de hormônios. Quando desregulada causa cansaço, depressão, falta de iniciativa, pele seca e fria, diminuição da frequência cardíaca, decréscimo da atividade cerebral, diminuição do apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio, alterações menstruais e na potência e libido dos homens.
Hipertiroidismo
Caracteriza-se pela produção excessiva de hormônios. Quando desregulada causa hiperativação do metabolismo, nervosismo e irritação, insônia, aumento da frequência cardíaca, intolerância ao calor, sudorese abundante, taquicardia, perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas, tremores, e comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.
Nódulos na tireoide
A tireoide também pode ser afetada por nódulos – lesões arredondadas, que surgem na glândula tireoide, sendo a grande maioria (em torno de 95%) benigna. Podem ser sólidos, císticos (com conteúdo líquido), ou mistos (sólidos e císticos). Precisam ser monitorados, não apenas para tratar o hipotireoidismo ou hipertireoidismo, mas para identificar rapidamente problemas potencialmente mais sérios. Os nódulos são geralmente assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas, a não ser nos casos em que são grandes, visíveis ou palpáveis, situação que pode causar dificuldade para engolir.
Câncer de tireoide
O diagnóstico do câncer da tireoide começa com a história clínica e o exame físico. Muitas vezes, em tumores pequenos, os pacientes são assintomáticos. O diagnóstico normalmente é feito após realização de ultrassonografia do pescoço na qual é encontrado um nódulo. De acordo com as características do nódulo, é feita punção aspirativa, por meio da qual pode ser confirmado o diagnóstico de câncer. Caso seja esse o resultado, o tratamento do câncer da tireoide é cirúrgico. A tireoidectomia (retirada da tireoide) total ou parcial (em casos indicados) é o tratamento de escolha.
Tireoidite de Hashimoto
Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireoide causada por um erro do sistema imunológico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4. Os sintomas aparecem normalmente quando o hipotiroidismo já está instalado.