Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipos de Diabetes:
Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticóides, betabloqueadores, contraceptivos).
Sintomas do diabetes tipo 1:
-
Fome frequente
-
Sede constante
-
Vontade de urinar diversas vezes ao dia
-
Perda de peso
-
Fraqueza
-
Fadiga
-
Mudanças de humor
-
Náusea e vômito
Sintomas do diabetes tipo 2:
-
Pode não apresentar sintomas nos primeiros anos da doença
-
Fome constante
-
Formigamento nos pés e mãos
-
Vontade de urinar diversas vezes
-
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele
-
Feridas que demoram para cicatrizar
-
Visão embaçada
Pacientes com história familiar de DM são orientados a:
Manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas, praticar atividade física regular.
Pacientes que já tem o diagnóstico de DM são orientados a:
Realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões, manter uma alimentação saudável, utilizar os medicamentos prescritos, praticar atividade física, manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade. O Ministério da Saúde adotou internacionalmente metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país.
O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, e controle da doença com consultas regulares. A Dra. Tatiana é médica endocrinologista e metabologista e trata diabetes 1 e 2.